Ouço falar e vejo escreverem tanta besteira sobre combustível que dá vergonha.
Agora, uma famosa revista especializada em automóveis escreveu :

“Combustível formulado não é sinônimo de batizado ou adulterado. Trata-se de um produto feito a partir de sobras de combustível comum, que depois são misturadas a produtos químicos para aumentar seu rendimento. A qualidade é inferior à gasolina comum, mas sua venda é autorizada pela ANP. Apesar de a gasolina formulada ser a mais conhecida, etanol e diesel também podem passar pelo mesmo processo de fabricação.

O problema é que o produto formulado é mais fácil de ser adulterado, já que é feito a partir da mistura de diversos elementos (como em uma fórmula, como o próprio nome diz). Outro ponto negativo é que, por utilizar substancias mais leves, ele também rende menos. Mas o combustível formulado só fará mal ao seu carro se o fabricante usar mais produtos leves do que o recomendado. Daí a importância da fiscalização da ANP, que é a responsável por garantir que o combustível que você coloca no seu carro seja de boa qualidade.”

Poucas vezes vi tanta besteira juntas.

Toda gasolina é formulada, não existe nas diversas unidades de uma refinaria um tubo, por onde saia gasolina. Saem diversos derivados como gasolina de destilação atmosférica, de destilação a vácuo, de FCC, de reforma catalítica , de alquilação , mais nafta petroquímica, alguns solventes leves , como hexano , solvente de borracha e etc.
O Químico da refinaria, tem como tarefa misturar nas proporções adequadas , podendo usar também algumas correntes de retorno de plantas petroquímicas , de modo a atender a especificação daquele local, da maneira mais econômica possível.
Isto se faz, valorando as correntes ao serem vendidas separadamente.
A única diferença, é que algumas são feitas intra muros de refinarias e outras em centrais de blending.
Em países desenvolvidos, inclusive antigas refinarias por questões ambientais , s transformaram em centrais de blending, como é o caso de New Jersey, que abastece New York.
A gasolina formulada, inclusive pode ser até melhor do que a outra , como é o caso da premiun, totalmente formulada , até algum tempo atrás, com gasolina de alquilação vinda da Argentina.
Adulterada qualquer uma pode ser, depende do que é utilizado em sua formulação
A questão é atende ou não atende a especificação, o resto é papo furado

 

Fonte: Luiz Henrique Sanches – diretor na lhs consultoria e treinamento.

lh.sanches.blog.uol.com.br